Lógica básica dos movimentos de xadrez

Os jogadores se revezam. Em 1 movimento, você pode andar com uma peça. As peças têm seu próprio padrão descrito no capítulo movimentos de peças de movimento. As figuras bloqueiam os movimentos umas das outras. Se uma peça se move para uma casa ocupada por uma peça adversária, a peça adversária deve ser removida do tabuleiro pelo jogador que fez a jogada.

A peça se move

- O rei - com exceção do roque, move-se de seu campo para um dos campos adjacentes livres, que não está sob o ataque das peças do adversário. O roque é realizado da seguinte forma: o rei move-se de sua casa inicial duas casas na horizontal, enquanto a torre é colocada na casa que o rei atravessou; assim, o rei está atrás da torre com a qual fez o roque. O roque é completamente impossível se o rei se mover durante o jogo. Além disso, o roque não é possível com uma torre que já se moveu. O roque é temporariamente impossível se a casa em que o rei está localizado, ou a casa que ele deve cruzar ou ocupar, for atacada por uma peça do oponente. Além disso, o roque é impossível se houver outra peça na classificação entre o rei e a torre correspondente - a sua ou a peça do oponente.

- Rainha (rainha) - pode se mover para qualquer número de quadrados livres em qualquer direção em linha reta, combinando as capacidades de uma torre e um bispo.

- Torre - Uma torre é uma peça pesada, aproximadamente equivalente a 5 peões, e duas torres são mais fortes que uma rainha. A torre pode mover qualquer número de casas na horizontal ou na vertical, desde que não haja peças em seu caminho.

- Elefante - pode mover-se para qualquer número de casas na diagonal, desde que não haja peças em seu caminho.

- Cavaleiro - move dois quadrados na vertical e depois um quadrado na horizontal, ou vice-versa, dois quadrados na horizontal e um quadrado na vertical.

- Um peão se move apenas um espaço para frente, exceto para uma captura. Da posição inicial, o peão pode avançar uma ou duas casas. Um peão pode capturar qualquer peça do oponente (exceto o rei) que esteja uma casa diagonalmente à frente dele. Se um peão fizer o primeiro movimento duas casas ao mesmo tempo e após o movimento terminar na mesma posição ao lado do peão do oponente, então ele pode ser capturado por este peão; então o último vai para a casa por onde o peão capturado atravessou. Essa captura é chamada de captura de passagem. Só pode ser executado imediatamente após o oponente ter feito tal movimento. Qualquer peão que atingir o posto extremo deve ser trocado no mesmo lance por uma rainha, torre, bispo ou cavalo da mesma cor do peão.

Xeque-mate e impasse

Diz-se que um rei em uma casa batida está em xeque. Fazer um movimento, após o qual o rei do oponente está em xeque, significa dar xeque ao rei (ou declarar xeque). Movimentos após os quais o rei do motor permanece ou está em xeque são proibidos; o jogador cujo rei está em xeque deve eliminá-lo imediatamente.

Se o rei de um jogador estiver em xeque e o jogador não tiver um único movimento para eliminar esse xeque, diz-se que esse jogador está em xeque-mate e seu oponente é chamado de xeque-mate. O objetivo do jogo é dar xeque-mate no rei do adversário.

Se um jogador, em sua vez de jogar, não tiver a oportunidade de fazer um único lance de acordo com as regras, mas o rei do jogador não estiver em xeque, essa situação é chamada de impasse.

aberturas de xadrez

problemas de xadrez

análise do jogo de xadrez